quinta-feira, 26 de abril de 2007

"Não somos nada sem Felicidade"




Eu concordo com o autor desta frase, o François de Chateaubriand.

Remete-me para a eterna questão da razão da nossa existência. Afinal o que andamos nós aqui a fazer? Qualquer pessoa responderá com a mesma resposta: “para tentar ser feliz”. Mas esta resposta por si só já desvenda a grande limitação do ser humano: tentar. O “tentar”, na minha opinião, coloca à partida entraves à felicidade porque antevê que qualquer coisa negativa que possa surgir, pode deitar a perder o prazer de apreciar a felicidade que está bem à nossa frente.

A felicidade está camuflada em inúmeras situações e decisões ao longo da nossa existência e é tão subjectiva que é impossível defini-la. No entanto, e isso parece-me óbvio, a predisposição de cada um para saber identificá-la é bastante diferente. A vitimização, o conformismo, a pouca força de vontade, a desistência, o pessimismo são tudo estados em que muitas pessoas se encontram, que as impedem de realmente vivenciar os momentos de felicidade, que vão tendo no dia-a-dia. Adoptam uma postura de falta de sorte, para não serem criticadas pelos outros, pela sua desistência na luta por algo melhor. Mas serão estes estados uma forma de felicidade para quem os tem? Pessoalmente acho que não. O pessimismo das pessoas choca-me. Abomino conformismo, derrotismo, vitimização. Acho que se estamos vivos temos o dom de mudar, de aprender, de encontrar a felicidade. A nossa vontade consegue maravilhas, a vida é um livro aberto e nele não se “tenta” escrever ou encontrar a felicidade, nele escreve-se mesmo a felicidade em todos os momentos, em todos os segundos.

Não somos realmente nada sem felicidade, sem um sorriso logo pela manhã, sem o prazer de fazer a coisa mais simples deste mundo, sem nos importarmos de ter um sapato de cada cor. O facto de estarmos vivos é por si só a primeira e a grande razão da felicidade, o facto de termos a possibilidade de escolha, a possibilidade de lutar, a possibilidade de comunicar, de decidir… Pormenores que são a base de tudo.

Acho que a única regra válida é aquela que diz que ser feliz não é uma sorte, é um dever.... e a vida não é para ser preenchida pelas coisas negativas e más, porque a lei de Murphy não passa de publicidade enganosa. As adversidades são a estação de serviço da felicidade.
E felicidade é viver a vida intensamente, espremer a vida até não poder mais e riscar, riscar, riscar a folha em branco que é o nosso dia-a-dia e sentir que a vida não passa despercebida. Quem vive sem felicidade, sinceramente não vive nada.
(Para maior felicidade ouvir a música aqui do lado)

" A Felicidade está em conhecer os nossos limites e em apreciá-los" __ Romain Rolland
Beijinhos


8 comentários:

Joanne disse...

"O que é que andamos nós aqui a fazer?" - boa questão! Pergunto-me isso montes de vezes! Andamos cá para continuar o que deus deixou por acabar. Compete-nos a nós fazer deste mundo um lugar melhor para se viver!

"A Felicidade está em conhecer os nossos limites e em apreciá-los" - sem dúvida! A Felicidade é um reforço e um impulso para nós podermos concluir a nossa missão. Sem ela não somos nada!


Beijos
E até mais!

José Manuel Dias disse...

...somos resultado do meio e de nós mesmos...

GK disse...

GRANDE texto!!!
Concordo plenamente! O "não tenho sorte nenhuma" que as pessoas usam de forma TÃO leviana ENERVA-ME SOLENEMENTE!!! É que pouca gente assume que a vida está nas suas mãos! É a total desresponsabilização! Acham que vai surgir alguém que os vais salvar da vida que eles próprios criaram!!! GRRRRR! QUE IRRITANTE!!!
Eu não acordo todos os dias zen, claro. Mas as falhas que existem na minha vida são MINHAS! Sei-o há muitoa anos! Daí a ocasional frustração de ainda não ter chegado aonde me propus! Mas se a vida não é bonita, a mim o devo! E, na maior parte dos dias ela é fantástica! Só temos de olhar para ela pelo lado certo!
Bj e boa semana.

SoNosCredita disse...

agora que falas nisso... eu acho que ñ costumo utilizar o "tentar"... mas sei que dificilmente serei feliz. mas ñ desisto! :)

Unknown disse...

A felicidade ou a tristeza dependem da forma como olhamos e interpretamos o mundo à nossa volta.
Um beijinho e votos de um bom fim de semana
littledragonblue

Fátima disse...

só existo se conseguir saltar e viver loucamente. só assim. feliz
=)

Criador_Sonhos disse...

Boa Tarde,

antes de mais, obrigado pela visita e pelo coment ao meu blog...

Sobre este artigo,

""Não somos nada sem Felicidade"",

é verdade sim, mas...

Acho a meu ver, o que não é exemplo porque sou diferente, por pensar diferente, por pensar por mim e não por generalidade, acho que a questão está em saber usar, despertar e descobrir a Felicidade...

A felicidade está espalhada por tudo o que nos rodeia, está dentro de nós...

Temos de saber tirar proveito dela, saber procurá-la e usá-la...

Um beijo e se não te importares, um dia irei adicionar o teu cantinho ao meu...

Voltarei mais vezes...

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта my-written-polaroids.blogspot.com